Kit de agulhas: Um sonho de consumo de toda tricoteira

16 de junho de 2020 | 8min 29sec
por Nat Petry

Na maioria das vezes, a gente começa tricotar despretensiosamente. Aprende aquele ponto mais fácil, faz um cachecol, se apaixona e não quer mais parar. Aí começa a buscar outros projetos, outras ideias, e se perde no Pinterest. No Instagram encontra uma quantidade enorme de pessoas que tem a mesma paixão espalhadas pelo mundo todo, até que você começa a reparar nas agulhas e acessórios. Pois é, existe uma infinidade de produtos que até então a gente nem sabia que existia. E começa a criar uma lista de desejos na nossa cabeça. Fica tranquila, você não tá sozinha nessa, toda tricoteira tem uma lista infinita de desejos e alguns bem caros inclusive.

E se engana quem pensa que tricô é só agulha reta e novelinhos de qualquer lã. Tem todo um universo que nos deixa maluca querendo tudo. Desde as lãs mais incríveis, até as agulhas mais perfeitas. E quase sempre, no topo dessa lista tem o item mais cobiçado: o kit de agulhas intercambiáveis!

Não sabe o que é? Peraí que eu vou te explicar. Agulhas intercambiáveis são agulhas de tricô circular que você pode montar e desmontar combinando o cabo que convém para o tricô que você vai fazer. Isso facilita a nossa vida, pois ao invés de ter várias agulhas do mesmo tamanho com cabos diferentes, podemos ter uma agulha e um cabo de cada tamanho, e fazer a combinação que for conveniente.

Na maioria das vezes, a gente percebe o quanto precisa de um desses quando começa a fazer peças diversas, como por exemplo a minha queridinha topdown. Inclusive, tem um vídeo no meu canal que é um aulão sobre agulha circular, clica aqui pra assistir.

Infelizmente ainda não temos fabricantes nacionais dessas agulhas, e por isso as vezes é super difícil encontrar e quando encontra elas costumam ter um preço alto (mas que vale cada centavo).

Mas preciso dizer que elas são per-fei-tas. Na maioria das marcas, elas são pensadas para serem ergonômicas e funcionarem muito bem, e cada detalhe faz a diferença. Por exemplo, algumas tem o cabo que gira livremente, e não fica se torcendo enquanto você tricota. Outro detalhe importante é o nível entre o encaixe da agulha e do cabo, todas as principais marcas se preocupam em ter um encaixe liso, sem desnível, pois qualquer degrauzinho já vai atrapalhar na hora de deslizar os pontos entre uma agulha e outra.

Existem muitos tipos e modelos, e a que eu posso falar com maior propriedade, é o kit da Tulip, pois é o kit que eu escolhi pra chamar de meu. É um kit com agulhas de bambu, extremamente leves e com uma qualidade incrível. Ah, eu comprei o modelo C Long, mas só porque na época eu não conhecia a versão curta. Ela serve para facilitar na hora de fazer pequenas circunferências.

Foto: Micapullo

Mas tenho certeza que qualquer kit que você escolher será um ótimo investimento. E para escolher, é legal você saber qual material de agulha você prefere. Pode ser madeira, metal, bambu… todas elas funcionam bem, mas cada uma tem características diferentes. As principais marcas que vemos hoje por aí são: Tulip, Knit Pro, Addi e Prym.

Vou deixar aqui uma lista de lojas que vendem agulhas circulares. Como é um produto importado, o estoque pode variar bastante, então você precisa conferir a disponibilidade delas antes.

Mas é claro, que se você é iniciante no tricô, talvez seja melhor comprar uma agulha avulsa para experimentar. Ou então para ir comprando aos poucos conforme sua necessidade e ir montando seu próprio kit. Afinal de contas, um kit é um investimento alto. O lado bom é que o nível de qualidade dessas agulhas costuma ser tão alto, que vai ser algo que você vai usar pro resto da vida e ainda deixar de herança para a próxima geração de tricoteiras da família.

Aprenda a fazer uma blusa sem costuras, usando a agulha circular!
O curso de Blusas de Tricô Topdown é um curso online, com mais de 20 aulas gravadas explicando timtim pot timtim o que você precisa saber para fazer uma blusa do tamanho que você quiser, com o fio que desejar. De tempos em tempos abrem as inscrições para novas turmas, isso porque a Nat faz questão de acompanhar todo o processo de aprendizagem das alunas, e ajudar nas principais dúvidas. Enquanto não abre uma nova turma, você pode deixar seu email para ser avisado e ir praticando os pontinhos básicos. Afinal, é só isso que você precisa para aprender: ter feito pelo menos um cachecol na vida (:
Outras Postagens
plugins premium WordPress