Etiqueta Sincera – Uma forma de valorizar o trabalho artesanal

7 de novembro de 2020 | 6min 23sec
etiqueta sincera
por Nat Petry

Eu sei bem o desafio que é precificar algo feito a mão e por nós mesmas. Afinal passei por isso muitas vezes quando fazia peças artesanais pra vender. Eu sabia que meu trabalho valia o que eu cobrava, mas ainda assim ficava insegura na hora de dizer o preço para as pessoas. Afinal nem sempre o trabalho artesanal é devidamente valorizado.

E foi justamente por causa dessa dificuldade que nasceu a ideia da “Etiqueta sincera”! Eu queria que as pessoas enxergassem um pouco mais do que estava por trás do preço cobrado. Ela foi uma maneira que eu encontrei de conversar com o cliente, já que nem sempre quem chegava até meus produtos tinha ideia de quanto tempo aquela peça levou para ser feita e toda minha preocupação com a qualidade dos materiais utilizados, acabamentos, cuidado e até cursos, aulas e livros para o aperfeiçoamento.

A etiqueta faz com que as pessoas parem para refletir sobre tudo isso. E a proposta de 2 valores diferentes mostra que até poderíamos vender por um valor mais baixo, mas não é o ideal, pois assim não recebemos o devido valor pelo nosso trabalho. Hoje não vendo mais peças, mas faço questão de deixar essa ideia disponível para quem quiser usar, já que valorizar o trabalho artesanal não é fácil, mas depende unicamente de nós artesãs.

E aí talvez você já esteja pensando que se colocarmos 2 valores, automaticamente a maioria das pessoas vão querer pagar o mais barato, e essa parte foi uma surpresa muito boa na minha experiência. Pois acontecia justamente o contrário. Na hora que as pessoas liam e entendiam a etiqueta, elas percebiam o trabalho envolvido naquele produto e tinham consciência que o valor ideal é o valor que deve ser pago. Claro que isso pode ser diferente em cada caso, pois depende muito do seu público.

Mas lembre que para valorizar o trabalho artesanal não devemos tentar competir pelo preço, afinal de contas algo que levou tantas horas para ficar pronto não deve ser comparado com o preço de produtos industriais.

Valorizar o trabalho artesanal depende principalmente de nós!

etiqueta sincera

Baixe o arquivo em PDF

Curtiu? Ficou com vontade de aderir?! Pois fique a vontade pra usar a ideia, eu tô aqui compartilhando ela pra isso mesmo. (:

E pra deixar ainda mais fácil você pode baixar o arquivo e imprimir em casa, ou mandar para uma gráfica imprimir.
Ah, e se você souber, pode usar o Adobe Illustrator (ou outro software similar) para colocar seu logo ou mudar o texto e assim personalizar sua etiqueta. Ou se preferir você tbm pode contratar um designer para fazer isso para você.

etiqueta sincera

O que pode: Pode imprimir, usar, indicar, compartilhar… tudo isso pensando em ajudar pequenas marcas a vender e valorizar o trabalho artesanal:

O que não pode: Vender ou comercializar o arquivo da etiqueta de qualquer forma.

Quer usar a etiqueta sincera em seus produtos?
Outras Postagens
plugins premium WordPress