Você é Multitalento?

8 de outubro de 2019 | 6min 54sec
por Nat Petry

Quando a gente é apaixonada por artesanato e tem muitas opções de técnicas diferentes, acaba que queremos fazer de tudo um pouco.

E aí tem dois tipos de pessoas: Aquelas que chamam isso de falta de foco, ou quem considere isso uma característica que eu chamo de MULTITALENTO.

Ser multitalento é a capacidade de se dedicar a várias técnicas diferentes.

E eu vejo isso como uma forma de ampliar seu conhecimento, e suas ideias. Acho que quando a gente se propõem a aprender coisas novas, exercitamos nosso cérebro para pensar diferente.

E eu falo por experiência própria. Sou apaixonada por muitas técnicas artesanais diferentes, e isso vem certamente da minha infância. Minha mãe é muito criativa, é uma artesã super multitalento. Consigo lembrar dela fazendo tanta coisa diferente, e fazendo tudo tão bem! Ela já fez pintura, decopagem, mosaico, tingimento, bijuteria, patchwork, crochê, tricô e muitas outras coisas que nem consigo lembrar agora. Mas isso me instigou a experimentar de tudo no artesanato, até descobrir o que eu gosto mais.

E eu mesma, já fiz muita coisa: Bordado, costura, patchwork, tricô, crochê, macramê… e como vocês podem ver, tudo dentro do universo têxtil, então de certa forma é um nicho (pra quem faz questão de classificar as coisas em nichos). Durante a faculdade eu tinha uma marca de bolsas. Comecei fazendo bolsas de zíper, e depois comecei a usar outros materiais. Eu já sabia costurar e comecei a explorar as modelagens possíveis. Usava tecido, lona de caminhão, couro, couro sintético e assim fui aprendendo como cada material se comportava.

Desde que comecei com o ateliê há +- 5 anos atrás, eu não sabia muito bem o que eu ia fazer, só sabia que ia fazer. Dentre as possibilidades eu pensava muito em costura, bordado, crochê e tricô. E foi isso que eu fui fazendo. Com o tempo a costura e o bordado ficou um pouco de lado, e entrou a vontade de fazer macramê. Hoje continuo super aberta a fazer o que der vontade, mas ando mais focada em tricô, crochê e macramê.

O legal de saber fazer várias coisas e estar disposta a aprender cada vez mais, é que  não existem limites. Hoje eu penso que se algo acontecesse e o crochê perdesse a graça (o que é super normal, afinal se analisarmos as últimas décadas, o crochê ficou em alta e em baixa várias vezes), eu tenho várias cartas na manga e posso dançar conforme a música!

Atualmente no ateliê eu misturo várias técnicas e faço de tudo um pouco: Maxi crochê, amigurumi, tricô, macramê, e o que mais der vontade. E vira e mexe uso o meu conhecimento pra misturar as técnicas em uma peça só. Por exemplo essa lhama organizadora. Nela eu uni maxi crochê com fio de malha e conhecimentos de amigurumi, e assim nasceu esse projeto que conquistou muita gente!

E o que eu quero te dizer com isso? Quero te incentivar a sair da sua zona de conforto! Escolha uma técnica nova e esteja disposto a aprender. Pode ser que você nem queira trabalhar com ela, mas sem dúvidas esse conhecimento pode enriquecer o que você já sabe e assim melhorar mais ainda o que você já faz.

E caso você queira ter um negócio e tá inseguro de misturar muitos nichos, fica tranquila! O segredo é colocar sua essência em tudo o que fizer e assim tudo se torna uma coisa só: O seu trabalho autêntico!

 

Outras Postagens
plugins premium WordPress