10 dicas pra sobreviver na crise

20 de abril de 2020 | 10min 50sec
por Nat Petry

Umas semanas atrás recebi um convite da Fernanda Frias, para participar do podcast Entrelaçadas, e fiquei super animada.
Esse convite veio justamente junto com o isolamento social por conta do covid-19, e por isso a gente achou que dicas para lidar com tempos de pandemia.

Eu comecei anotando algumas dicas que vale pra qualquer pessoa que esteja lendo isso, e depois a gente focou bastante em dicas para quem tem um pequeno negócio.

E se você preferir ouvir o episódio onde conversamos sobre essa lista, é só clicar aqui.

Ah e é importante lembrar que eu to aqui pra compartilhar algumas coisas que eu acho que podem te ajudar. Sei dos meus privilégios, e sei que nada disso é simples. Mas é importante a gente buscar maneiras de lidar com tudo isso da melhor maneira, e eu espero de coração que algo do que eu fale aqui hoje seja útil pra ti <3

  1.  Aceitar a realidade: Observar como você e as outras pessoas estão se sentindo nesse momento, e pensar como eu posso contribuir. O que me ajuda,e pode ajudar os outros? Não adianta continuar fazendo tudo como se nada tivesse acontecido.
    Aceitar o real e não criar expectativas irreais. Não vai acabar amanhã! Baixar as expectativas é dica pro sucesso na vida (risos)
    Empatia! Todos estão passando por isso! Lembre-se que a situação é temporária, mas as mudanças não são.
  2. Organize sua rotina: A falta de rotina não é uma boa nesse momento, pois ela pode aumentar a sensação de estar “perdendo tempo”. Liste tudo o que você quer fazer e crie um planejamento de acordo com o momento. Mas seja sensato, não é hora de querer abraçar o mundo. Inclusive, nos episódios anteriores do podcast Entrelaçadas falamos de dicas pra produtividade, dicas pra trabalhar em casa. No episódio 02 do Entrelaçadas com a Bru Scopel a gente deu várias boas dicas de como trabalhar de casa, considerando a quarentena em algumas delas. Mas novamente, não crie expectativas irreais. Se sua rotina precisou mudar muito, não espere que vai estar tudo bem do dia pra noite. Principalmente quem está com crianças em casa! Ter esperança é conseguir esperar.
  3. Crie redes de apoio de acordo com a sua realidade: Por exemplo, se você é mãe e empreendedora, tenha contato com outras mães e empreendedoras, se unam. Desabafem, conversem, compartilhe ideas. O acolhimento nos fortalece!
  4. Agora uma das dicas mais importantes! Especialmente para conseguir colocar em prática tudo o que estamos comentando aqui: Cuide de si! Cuide do seu emocional, do seu corpo. Se vc não estiver bem, tá tudo bem tbm. Respeite seu tempo e suas emoções. Tudo isso é novo e desconhecido, e não é fácil manter o equilíbrio nessas horas. Medite, pratique yoga, dance, se alimente bem. Faça aquilo que você gosta, e não se cobre muito.
  5. É hora de aprender: Esteja aberto para aprender coisas novas: novas formas de comunicar, de vender, de criar conteúdo. Aproveite que tem muitos cursos com desconto. Aproveite para estudar de várias maneiras, seja sobre sua técnica, sobre negócio, sobre marketing. Mas não esqueça que tá tudo bem se não der! Veja se tem cursos que estarão disponíveis por mais tempo, que se vc não conseguir fazer agora, tudo bem. Mas cuidado!!! Não saia pegando todos os cursos… vc vai acabar se sentindo mal por não conseguir fazê-los, e o que a gente menos precisa agora é culpa, né?
  6. Busque outras formas de entregar seu produto/serviço: Agora é a hora de se reinventar. Recomeçar não é simples, por isso tenha consciência que precisa ser um passo de cada vez. Determinar um valor mínimo para manutenção das atividades e reduzir seu preço por um tempo para cobrir esse mínimo. Importantíssimo: Entender como a crise afeta o seu público. Como os seus clientes estão sendo afetados. Lembre também que todo o mundo está passando por isso. Então, conte com a compreensão das pessoas. Tente conversar e ver se é possível ajustar as entregas.
  7. Quais são as outras formas de ganhar dinheiro? Em um negócio é importante nunca deixar todos os ovos na mesma cesta. Pergunte aos seus clientes, o que eles gostariam que você oferecesse. Podem surgir boas ideias. Tem gente que tá conseguindo fazer uma graninha extra com as máscaras, por exemplo.
  8. Economize, e consuma consciente. Se você ainda não tem, por mais desafiador que seja, tente criar um fundo reserva. É ele que vai permitir que sua empresa continue aberta por mais tempo em épocas de crise. Guarde nem que seja 5% do que entrou, e esqueça que aquele dinheiro existe. Essa é uma dica difícil de seguir nesse momento de crise, mas se for possível FAÇA! É uma dica preciosa pra todos os momentos.  No canal da Nathalia do Me Poupe tem vários vídeos muito bons sobre isso, voltados justamente para esse momento.
  9. Pq você faz o que faz? Agora é a hora de reforçar o que te trouxe até aqui. Por exemplo, você faz peças de crochê para vender pq acredita que o feito a mão pode mudar o mundo? Conte isso para todo mundo!
  10. Gerar e entregar valor: O que você pode entregar pra quem não pode comprar nada da sua marca nesse momento? O que você faz agora, é o que será lembrado depois! Você pode pensar em como antecipar produtos de datas especiais. Antecipar alguns produtos e dividir pras pessoas irem pagando, assim vc ganha algo, e já vai produzindo.

Dica bônus: Não tenha medo de mostrar vulnerabilidade. Tá tudo bem pedir ajuda. Tá tudo bem expor que você precisa vender para sobreviver. As pessoas costumam ter mais empatias em momentos assim.

Espero que algo disso tudo que falamos aqui, seja útil pra você. E lembre-se: Tá tudo bem não estar tão bem assim nesse momento!  Se cuide e cuide dos seus.

Um beijo com carinho!

PS: Quer ver o making of da gravação? Clique aqui

Quer ouvir esse episódio do podcast?
O episódio tá cheio de dicas para te inspirar!
Outras Postagens
plugins premium WordPress